Os tumores cerebrais dos cães são semelhantes aos dos humanos e podem oferecer pistas para o tratamento da doença nos humanos. A descoberta é de um estudo recentemente publicado na revista científica PLOS Genetics e que conseguiu identificar três genes relacionados com um tipo severo de tumor cerebral, mais conhecido por glioma.
O estudo incluiu 25 raças de cães e acredita que esta descoberta pode dar pistas para futuras investigações sobre tumores cerebrais em humanos e possíveis tratamentos para a doença, tanto em cães como em pessoas.
De acordo com a BBC, as análises genéticas às amostras de sangue dos cães utilizados no estudo revelaram variações em três genes que já haviam sido relacionados com o desenvolvimento de tumores cerebrais em caninos, genes esses que existem também em humanos.
“Os investigadores envolvidos neste estudo continuam a analisar os genes identificados e o seu papel funcional no desenvolvimento e progressão do glioma, quer em cães como em humanos”, refere Katarina Truve, uma das investigadoras envolvidas no estudo.