- Veterinaria Atual - https://www.veterinaria-atual.pt -

Testes salivares, telerradiografia ou materiais para enxertos ósseos: eis as tendências na dentisteria veterinária

Segundo vários especialistas que assistiram ao 29º Veterinary Dental Forum, que decorreu em 2015 na Califórnia, nos EUA, foram vários os temas em destaque, nomeadamente as tendências às quais os profissionais da medicina veterinária deverão estar atentos durante 2016.

Quer saber quais as tendências a seguir este ano no campo da dentisteria veterinária? De acordo com o Veterinary Practice News, estas são as mais importantes:

Radiografia e telerradiologia dentária

Em 2016 serão cada vez mais as clínicas veterinárias a apostar na radiologia dentária digital. De acordo com os especialistas presentes no Veterinary Dental Forum, a radiologia dentária “oferece a informação necessária para os veterinários diagnosticarem e tratarem doenças orais. Além disso, a radiografia oferece ainda segurança de que os tratamentos foram bem-sucedidos”.

Foi ainda consensual que investir nestas tecnologias não será suficiente. Os médicos veterinários deverão procurar usá-las, uma vez que “todos os pacientes podem beneficiar de radiografias dentárias”. Por esta razão é importante que os profissionais de medicina veterinária aprendam a posicionar os pacientes e a interpretar aquilo que veem.

Materiais para enxertos ósseos

2016 será também o ano em que os materiais para enxertos ósseos vão ganhar popularidade para várias utilizações, quer em cães e gatos, como em cavalos, nomeadamente para tratamento de doenças periodontais.

Testes para determinar a presença de doença periodontal

Os testes salivares para determinar a presença de doença periondontal em cães estão disponíveis há vários anos, com vários estudos a indicarem que os micróbios orais produzem compostos voláteis, como sulfureto de hidrogénio.

Mas estudos mais recentes indicam que além de servirem para detetar a presença de doenças periodontais, estes testes podem ser úteis para determinar a eficácia dos planos de tratamento, razão pela qual a sua utilização deverá tornar-se mais comum este ano.

Miniplacas para fraturas mandibulares

A utilização de miniplacas para tratar farturas mandibulares também será uma tendência este ano.

Formação Dentária Contínua

De acordo com o Veterinary Pratice News, muitos dos médicos dentistas que terminaram a sua formação há vários anos, e mesmo os que terminaram recentemente, podem não ter tido formação técnica suficiente na área da dentisteria veterinária, razão pela qual serão cada vez mais os médicos veterinários a investir em eventos científicos para aprender técnicas novas ou mesmo técnicas básicas, como extrações dentárias e terapia periodontal.