- Veterinaria Atual - https://www.veterinaria-atual.pt -

Ter cães em casa pode oferecer proteção contra a asma

De acordo com uma investigação de cientistas da Universidade da Califórnia–São Francisco e da Universidade do Michigan, que utilizou ratos de laboratório, quando expostos a pó de casas em que habitavam cães, o microbioma gastrointestinal destes ratos alterou-se. Os cientistas observaram uma redução da reatividade do sistema imunitário a alergénicos comuns nos ratos expostos a pó de casas com cães.

A resposta inflamatória nos pulmões, normalmente associada à asma, foi também significativamente reduzida nestes ratos, ao contrário dos ratos expostos a pó de casas em que não habitavam cães.

De acordo com os responsáveis por este estudo, o pó das casas associadas a cães protege contra alergias e contra a asma. Susan Lynch, do Departamento de Gastroenterologia da Universidade da Califórnia – São Francisco, diz que este estudo terá aplicações no futuro e que “a manipulação do microbioma pode representar uma nova estratégia terapêutica para proteger os indivíduos de infeções pulmonares e de doenças alérgicas respiratórias”.