Um grupo de investigadores de Nashville, nos Estados Unidos da América, publicou recentemente um artigo na revista científica Frontiers in Neuroanatomy que indica que os cães possuem mais neurónios no córtex cerebral do que os gatos e que, por isso, são mais inteligentes.
De acordo com a publicação MRCVS online, este é o primeiro estudo do género a contar o número de neurónios no córtex em cérebros de carnívoros e a relacionar esse fator com o tamanho do cérebro dos animais.
A investigação agora divulgada indica que os cães possuem 530 milhões de neurónios no córtex cerebral, enquanto os gatos possuem apenas 250 milhões. Segundo os investigadores, este número está diretamente relacionado com “a riqueza do seu estado mental” e a sua “capacidade para prever o que está prestes a acontecer no seu ambiente”.
Suzana Herculano-Houzel, uma das autoras do estudo, explica que “a nossa descoberta significa que os cães têm a capacidade biológica de fazer coisas mais complexas e mais flexíveis do que os gatos.”