- Veterinaria Atual - https://www.veterinaria-atual.pt -

Salários de médicas veterinárias inferiores aos pares do género masculino

Os salários das médicas veterinárias são, em média, mais baixos do que os vencimentos dos seus pares do género masculino. A conclusão é da American Veterinary Medical Association (AVMA), que há cerca de três décadas publica as médias salariais de novos médicos veterinários que entram no mercado, números que têm demonstrado que também no setor da medicina veterinária ainda há muito a fazer na igualdade de género.

De acordo com a AVMA, “algumas destas diferenças de género podem explicar-se com o tipo de clínica, localização da mesma e outros fatores, mas nem todas as diferenças se explicam com esses fatores”.

Como refere a associação, nos EUA as médicas veterinárias recebem, em média, menos 2406,97 dólares do que os médicos veterinários, número que consta de uma ferramenta de cálculo desenvolvida pela AVMA para ajudar os recém-licenciados a negociarem os seus primeiros contratos de trabalho e que já foi alvo de alguma indignação no país.

Recentemente, a AVMA criou uma nova ferramenta de cálculo que informa os médicos veterinários acerca dos fatores que podem afetar o seu salário, providenciado uma média salarial para oportunidades de emprego muito específicas.

“O calculador salarial é um guia que permite aos novos licenciados entender que fatores têm afetado os salários iniciais de um médico veterinário. Talvez no futuro, através da utilização desta ferramenta, possamos ver estas diferenças de género desaparecer. Felizmente teremos novas estimativas para a calculadora todos os anos e para medir a mudança nos salários iniciais na profissão”, refere a associação.