Os números são da Royal Society for the Prevention of Cruelty to Animals (RSPCA): cerca de mil casos de abandono de animais exóticos já foram reportados este ano, na sua maioria referentes a répteis, nomeadamente cobras, lagartos, dragões barbudos, cágados e pitons.
De acordo com a organização, por detrás do aumento do abandono deste tipo de animais estão, sobretudo, fatores como a falta de investigação e compreensão acerca do que a manutenção de um animal deste tipo acarreta para o proprietário.
Nicola White, Senior Scientific Officer para Répteis e Trocas Comerciais da RSPCA, explica que “os animais exóticos, particularmente répteis como os dragões barbudos, têm visto a sua popularidade aumentar e o número de pedidos relacionados com a recolha destes animais na RSPCA cresceu em cerca de 100% em dez anos”.
“Sentimos que a falta de conhecimentos acerca de como cuidar do animal e dos custos do veterinário podem estar a contribuir para o facto de estes animais serem abandonados”, acrescenta.