A Colaboração Internacional sobre Conformações Extremas em Cães (ICECDogs, na sigla em inglês) divulgou novas orientações que apontam a respiração ruidosa em cães braquicefálicos — Pugs, Buldogues Franceses e Ingleses — como um claro sinal de sofrimento e não como uma característica normal dessas raças.
Baseado em estudos do Royal Veterinary College (RVC), o alerta reforça que ruídos como roncos acordados, chiados e respiração áspera durante o repouso ou em atividades leves indicam Síndrome das Vias Aéreas Obstrutivas Braquicefálicas (BOAS, na sigla em inglês), uma condição debilitante comum entre cães de focinho achatado. Dados do VetCompass estimam que cerca de 60% dos Pugs, 50% dos Buldogues Franceses e 40% dos Ingleses sofrem com BOAS.
Apesar do sofrimento, a procura por estas raças aumentou exponencialmente na última década, criando o que os especialistas chamam de “crise dos cães braquicefálicos”. Só no Reino Unido, há hoje mais de 500 mil Buldogues Franceses registados, segundo o Kennel Club.
O grupo internacional pede que cães com respiração ruidosa não sejam descritos como saudáveis nem promovidos, vendidos ou reproduzidos como tal. Entre as recomendações aos tutores, estão:
- Manter o cão magro e fresco, especialmente em dias quentes
- Evitar reprodução de cães com respiração alterada
- Procurar avaliações respiratórias anualmente com o veterinário
- Exercitar com cautela, principalmente em cães que já apresentam dificuldade
“Os tutores precisam reconhecer que nunca é ‘normal’ ou saudável que um cão tenha respiração ruidosa em repouso ou durante exercícios leves (…). A falta de ar dessa forma é evidência de uma vida inteira de sofrimento severo. Os tutores também devem estar cientes de que problemas respiratórios em cães de focinho achatado geralmente pioram com a idade, se o cão estiver acima do peso e durante o tempo quente”, reforça Dan O’Neill, Professor Associado de Epidemiologia de Animais de Companhia no RVC (Royal Veterinary College), Presidente do Grupo de Trabalho sobre Cães Braquicefálicos do Reino Unido e membro cofundador da ICECDogs.