Quantcast
Animais

Répteis são capazes de aprender por imitação

Biólogo mapeia árvore genealógica de todas as cobras e lagartos existentes

Uma equipa de cientistas diz ter descoberto que os répteis são capazes de aprender por imitação. De acordo com os investigadores, estes animais “são capazes de imitar o comportamento de um congénere percebendo a intenção por detrás desse comportamento, num processo de verdadeira aprendizagem social”.

Anna Wilkinson, principal responsável pela descoberta, submeteu 12 dragões barbudos, da espécie Pogona vitticeps, a uma experiência que consistia em dividir os animais em dois grupos: no primeiro grupo, os répteis puderam ver um outro lagarto da mesma espécie a “mostrar-lhes” como abrir uma porta para obter comida. No segundo grupo, os animais também viram a porta a abrir-se, mas sem a intervenção de um animal que lhes mostrasse essa ação.

Segundo os investigadores, todos os lagartos que tinham visto o “demonstrador” a efetuar a ação conseguiram imitar esse comportamento, abrindo a porta e acedendo à comida, o que não aconteceu com os lagartos que tinham visto a porta abrir-se sozinha.

Estes testes “revelam os primeiros indícios de que a imitação também existe nos répteis, sugerindo que são eles capazes de utilizar informação social para aprender através da imitação”, refere a investigadora.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?