Médicos Veterinários

Publicadas recomendações sobre o uso seguro de sedação em equinos

VET equinos

A British Equine Veterinary Association (BEVA) publicou recentemente diretrizes clínicas sobre o uso seguro de sedativos em cavalos no âmbito dos cuidados primários equinos em ambiente de ambulatório. As recomendações foram publicadas na edição de janeiro do Equine Veterinary Journal (EVJ) e estão disponíveis online.

Algumas das principais recomendações

  • Os cavalos submetidos à castração de rotina devem receber anestesia local intratesticular, independentemente dos métodos adotados, e os cavalos devem receber AINE (anti-inflamatórios) antes da cirurgia. O butorfanol e buprenorfina não devem ser considerados adequados como analgésicos únicos para tais procedimentos e a analgesia deve ser continuada por três dias após a castração.
  • Para dor nos cascos/laminite, a fenilbutazona resulta numa analgesia superior a meloxicam e firocoxibe, mas a eficácia melhorada não foi demonstrada para dor articular.
  • Em cavalos com cólicas, a flunixina e firocoxibe são considerados mais eficazes para a analgesia do que meloxicam ou fenilbutazona.

“Dado o risco de eventos adversos de todas as classes de analgésicos, esses agentes devem ser usados somente sob o controle de um cirurgião veterinário”, explicou o professor Mark Bowen, autor principal das diretrizes, citado pela publicação MRCVSonline.

“O cavalo deve ter sido totalmente avaliado e o veterinário deve ter elaborado um plano terapêutico e analgésico que inclua a monitorização contínua de tais eventos adversos, como o desenvolvimento de colite dorsal direita com todas as classes de AINE e atividade locomotora espontânea e, possivelmente, íleo com opiáceos”.

“As diretrizes clínicas de cuidados primários do BEVA fornecem clareza atualizada sobre os aspetos fundamentais do tratamento da dor equina para o clínico e são leitura essencial para todos aqueles em funções ambulatoriais de primeira opinião”, acrescentou a professora Celia Marr, editora do Equine Veterinary Journal.