Os profissionais veterinários da cidade espanhola de Cáceres passaram a ter disponível um programa de cuidados psicológicos, informa o Portal Veterinaria.
O Programa de Acompañamiento y Atención Psicológica a la Profesión Veterinaria de la Provincia de Cáceres (APP ICOV Cáceres) vai apostar no bem-estar e na saúde mental através de um sistema de copagamento (o Colegio de Veterinarios de Cáceres suporta 40% do preço das consultas). Os médicos veterinários inscritos na Colegio Oficial de Veterinarios de Cáceres pagam assim 60% do valor da consulta.
A iniciativa de cuidados psicológicos começou a funcionar a 31 de março deste ano. Para manter a mais rigorosa confidencialidade sobre a participação, a AAP ICOV Cáceres estabeleceu um protocolo de informação rigoroso e uma pessoa de contacto no Colegio de Veterinarios de Cáceres, Julián Paniagua. Ele será também o único intermediário entre os beneficiários do programa e o Centro de Psiquiatría y Psicología Vía de la Plata, com o único objetivo de atribuir um número de identificação aos participantes que servirão para processar o copagamento e em nenhum caso serão fornecidas informações médicas ou sanitárias do paciente.