No final de 2018, vários académicos, estudantes e profissionais de saúde de áreas como a medicina dentária, a medicina e a medicina veterinária juntaram-se para debater novas abordagens para a educação em cada uma destas áreas e o desenvolvimento de um “ecossistema mais colaborativo” entre profissionais de várias áreas da saúde.
De acordo com o Dental Tribune, os profissionais defenderam a necessidade de trabalharem juntos para criarem um conceito ‘One Health’ que promova a colaboração interdisciplinar desde a formação até à prática profissional.
Os profissionais querem juntar médicos, médicos dentistas, osteopatas, veterinários, enfermeiros e outros profissionais da área da saúde para trabalharem na melhoria de cada uma destas áreas de forma colaborativa.
Marco Landi, Presidente do Conselho de Dentistas Europeu (CED), defendeu durante o evento que “apesar do conceito ‘One Health’ estar a ganhar reconhecimento na Europa, a sua aplicação na educação mantém-se insatisfatória. Reconhecemos que, pelo bem das práticas de prevenção, a cooperação em investigação, tratamento da doença e combate contra a resistência antimicrobiana é essencial”.
“Reconhecemos que na prática, na educação e nos sistemas de saúde em muitos países europeus ainda existe falta de visão e pode haver um certo nível de desconfiança e até falta de compreensão para o que estamos a tentar atingir, nomeadamente entre dentistas. Esperamos que eventos como o ‘One Health’ [que vai decorrer em Paris, a 18 e 19 de julho]ajudem a clarificar os nossos objetivos e as razões por detrás”, acrescentou.