Quantcast
 

Primeiro calau europeu gerado em cativeiro nasceu em Portugal

Primeiro calau europeu gerado em cativeiro nasceu em Portugal

Foi no Zoo de Lourosa, em Santa Maria da Feira, que nasceu o primeiro calau de casco cinzento da Europa gerado em cativeiro. Um contributo importante para a preservação da espécie, originária das florestas da África Central, segundo a directora do parque.

«O calau de casco cinzento está a sofrer um forte declínio na sua população selvagem devido à perda de habitat, à captura para consumo humano e ao tráfico internacional. Este nascimento é significativo porque não é comum esta ave reproduzir-se em cativeiro e, assim, estamos a contribuir para que tenha uma população sustentável», explica Salomé Tavares, directora do Zoo de Lourosa.

Designa-se por calau as aves africanas e asiáticas da família dos Bucerotídeos. São animais sociáveis que vivem em grupo (máximo de oito indivíduos), defendendo e compartilhando o mesmo território.

De acordo com dados do sistema ISIS, que regista a nível internacional todos os animais em cativeiro, o último calau gerado em ambiente controlado nasceu no Zoo de S. Diego, na Califórnia, EUA, há seis anos.

FOTO: Zoo de Lourosa.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?