Para o médico veterinário presidente da PsiAnimal e vice-presidente do European College of Animal Welfare and Behavioural Medicine (ECAWBM) “não podemos parar o envelhecimento, mas podemos atrasar alguns processos”, e apresentou vários exemplos de situações de reforço positivo e do controlo da ansiedade.
Gonçalo da Graça Pereira reservou a parte final da palestra para chamar a atenção para os níveis de stresse a que estão sujeitos muitos médicos veterinários durante o exercício da profissão.
Este stresse – referido como ‘compassion fatigue’ ou ‘burnout’ – está muitas vezes relacionado com casos de eutanásia de animais, ou com a ansiedade dos donos quando confrontados com a morte dos seus animais de estimação, o que pode originar episódios de depressão e em alguns casos terminar mesmo em suicídio dos veterinários. “São vários os exemplos, quer nacionais, quer internacionais, de colegas que por vários motivos a sua satisfação com a vida, onde incluímos satisfação profissional, não estava completa e acabaram por entrar em depressão ou cometer mesmo suicídio”.
O presidente da PsiAnimal recordou o recente suicídio de Sophia Yin, especialista em comportamento animal, como um dos motivos que o levou a preparar um estudo que pretende analisar a situação em Portugal. Será que os veterinários portugueses estão sujeitos a elevados níveis de stresse? Estão em risco de depressão ou mesmo suicídio? E o que podemos fazer para lidar com o problema?
Juntamente com uma equipa de psicólogos e com o apoio da revista VETERINÁRIA ATUAL, Gonçalo da Graça Pereira vai conduzir um estudo sobre o desgaste profissional dos veterinários. “São muitos os motivos que nos podem levar a um desgaste e através de escalas de ansiedade e de desgaste profissional, que estão validadas cientificamente, vamos tentar associar quais os principais fatores de risco na vida dos veterinários. Há vários estudos feitos noutras profissões, nomeadamente na classe médica, e também estudos internacionais feitos com a classe veterinária”.
A participação de toda a comunidade veterinária, de todas as áreas, é imprescindível para avaliar a situação em Portugal. Para isso basta preencher o questionário online, cujas respostas são anónimas, e que pode ajudar a traçar o retrato da situação portuguesa.
Para responder ao questionário clique aqui.