Quantcast
 

Portugal condenado por não cumprir limites de poluição do ar

Portugal condenado por não cumprir limites de poluição do ar

Portugal foi condenado pelo Tribunal Europeu de Justiça (TEJ) por não cumprir os valores limite de qualidade do ar ambiente relativos às partículas. O incumprimento foi registado nas zonas e aglomerações de Braga, Porto Litoral, Área Metropolitana de Lisboa Norte e Área Metropolitana de Lisboa Sul, situação que se verifica desde 2005.

De acordo como o comunicado da Quercus, esta decisão do TEJ é consequência de um processo que se iniciou com uma queixa à Comissão Europeia apresentada pela Quercus em 2006.

Em 2011, a Comissão Europeia entrou com um processo contra Portugal devido à violação dos limites da poluição do ar a serem desrespeitados em alguns pontos da Área Metropolitana de Lisboa, em Braga e no Porto. Recorde-se que a Avenida da Liberdade, em Lisboa, é um dos pontos mais críticos a nível de poluição do ar e em setembro, a poluição neste local já tinha excedido os limites admissíveis para todo o ano de 2012.

 

Segundo a Quercus, esta decisão é um passo fundamental para o Estado Português cumprir a legislação comunitária relativamente à gestão da qualidade do ar.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?