Investigação

Personalidade dos cães muda ao longo da vida e é influenciada por tutores

Um estudo recentemente publicado na revista científica Journal of Research in Personality revela que a forma como os tutores tratam os seus cães molda-lhes a personalidade, que pode mudar ao longo do ciclo de vida do animal.

“Os cães, à semelhança das pessoas, têm estados de humor e traços de personalidade que moldam a forma como reagem a determinadas situações”, indica o estudo agora publicado por investigadores da Universidade Estadual do Michigan, nos EUA, que descobriu também que a personalidade dos cães muda ao longo do tempo.

William Chopik, investigador que liderou o estudo, explica que “quando os humanos atravessam grandes mudanças na sua vida, os seus traços de personalidade podem mudar. Descobrimos que isto também acontece com os cães”.

Os investigadores conseguiram demonstrar ainda que a personalidade dos cães pode influenciar o quão próximos se sentem dos seus tutores, se mordem ou não e ainda as doenças crónicas que desenvolvem.

No âmbito deste estudo, os investigadores entrevistaram os tutores de cerca de 1600 cães de 50 raças diferentes e revelam ter descoberto correlação em três áreas distintas: idade e personalidade, semelhanças entre a personalidade dos cães e dos seus tutores e influência da personalidade dos cães na qualidade da sua relação com o seu tutor.

Leia o estudo em detalhe aqui.