Os ministros da Agricultura dos países do G7 estiveram na passada semana reunidos para debater a criação de um sistema de “troca rápida de informação relacionada com doenças animais”. O Japão, o Canadá, a Alemanha, a Itália, os Estados Unidos da América e a França pretendem criar um “enquadramento internacional de troca de informação” sobre doenças animais para, assim, combater a propagação de epidemias.
De acordo com os países envolvidos, o sistema pretende também que haja maior cooperação no que diz respeito ao aumento de bactérias resistentes a antibióticos. Para além disso, estiveram em debate questões relacionadas com a necessidade de atrair mão-de-obra para o setor e com a necessidade de combater as alterações climáticas, que estão a afetar a produção agrícola.
A próxima reunião decorrerá em Tóquio, já este outono, e tem como objetivo discutir o envelhecimento da mão-de-obra na agricultura, reunião para a qual deverão ser chamados também representantes de países em desenvolvimento.