A osteoartrite é uma doença relativamente comum em cães domésticos, sobretudo quando falamos de animais com excesso de peso. Porém, um estudo recentemente publicado pode ter encontrado uma nova forma de tratar a doença de forma eficaz: injeções à base de plasma enriquecido com plaquetas e utilização do tecido adiposo do próprio paciente.
A investigação foi publicada na revista científica American Journal of Veterinary Research e revela que as injeções endovenosas e intra-articulares à base de plasma rico em plaquetas e tecido adiposo do próprio animal podem ajudar a combater a osteoartrite na articulação da anca.
Para chegar a esta conclusão, os investigadores trataram dez animais com as injeções de plasma rico em plaquetas e recorreram ao tecido adiposo dos animais. Por outro lado, o grupo de controlo, composto por 12 cães, recebeu um placebo que foi administrado da mesma forma.
Depois, todos os animais foram examinados quatro, oito, 12 e 24 semanas depois da administração do tratamento e as pontuações do nível de dor dos animais foram significativamente mais baixas 24 semanas depois. Por outro lado, os investigadores verificaram que a força das extremidades nos animais tratados melhorou significativamente.