Quantcast
Médicos Veterinários

Os veterinários devem ser integrados no plano de contingência da Proteção Civil?

Veterinários defendem a sua inclusão no plano de contingência da proteção civil

A Ordem dos Médicos Veterinários (OMV) quer que a Proteção Civil integre os médicos veterinários no plano de contingência para animais em situação de catástrofe. A Ordem já solicitou reuniões com o Ministério da Agricultura e com o Ministério da Administração Interna, que devem acontecer entre esta e a próxima semana.

O pedido da OMV surge depois do incêndio que devastou as regiõesde Pedrógão Grande, Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos e que vitimizou milhares de animais. Jorge Cid, bastonário da OMV, espera que não haja “uma próxima vez” e quer que, caso se verifique, exista um plano.

“Fomos confrontados com a falta de um plano que desse resposta imediata a estas situações. Vamos propor à tutela, ao Ministério da Agricultura e ao da Administração Interna, para além de haver uma petição em que os médicos veterinários pedem para integrar a Proteção Civil, para criar um plano para poder resposta”, defende.

O bastonário referiu ainda que para a Autoridade Nacional de Proteção Civil “a prioridade são as pessoas”, mas deve existir “um plano paralelo, que inclua não só veterinários, mas engenheiros zootécnicos e outros profissionais, que possam ocupar-se da parte animal”.

A Ordem dos Médicos Veterinários revela ainda que irá criar um grupo de trabalho para definir aquilo que deve ser um plano de contingência animal e que deve incluir, necessariamente, a disponibilização imediata de ajuda para animais e a definição de zonas de resgate onde estes possam permanecer em segurança até que possam regressar a casa.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?