- Veterinaria Atual - https://www.veterinaria-atual.pt -

One Health Committee lança curso dedicado a médicos focado em animais de companhia

O One Health Committee da World Small Animal Veterinary Association (WSAVA) lançou um curso online destinado a médicos e médicos veterinários, focado especificamente no papel dos animais de companhia [1] numa abordagem One Health.

Numa nota enviada às redações, a WSAVA [2] diz acreditar que a importância crescente da ligação entre humanos e os seus animais de companhia ainda não está totalmente esclarecida nesta abordagem Uma Só Saúde. É com o objetivo de colmatar essa “lacuna de conhecimento” que lançou este novo curso online.

“A WSAVA OHC sentiu que era importante desenvolver o curso em reconhecimento do impacto crescente dos animais de companhia na sociedade humana”, disse a associação em comunicado.

O curso tem 20 módulos, que abordam os aspetos One Health relacionados com os animais de companhia. Os módulos estão a ser adicionados semanalmente e antecipa-se que estejam disponíveis na totalidade no início de 2020.

Cada módulo termina com uma avaliação e, uma vez concluídas todas as avaliações com êxito, será emitido um certificado.

O desenvolvimento do programa, gratuito para os membros da WSAVA, foi liderado por Michael Lappin, presidente do Comité de Saúde (OHC) da WSAVA One, do Centro de Estudos de Animais de Companhia da Colorado State University, EUA.

O professor emérito Michael Day, tesoureiro honorário da WSAVA e presidente fundador do Centro de Convenções da WSAVA, acrescentou: “O Centro de Convenções da WSAVA trabalha há vários anos para desenvolver este programa que vai cobrir muitos aspetos One Health relacionados com o animal de companhia, incluindo a ligação humano-animal de companhia, doença infeciosa zoonótica, pesquisa clínica comparativa e translacional, violência e abuso animal, e módulos sobre questões One Health específicas, como a raiva canina, leishmaniose e obesidade [3].”

Informações sobre o curso, incluindo o vídeo introdutório, podem ser encontradas aqui [4].