- Veterinaria Atual - https://www.veterinaria-atual.pt -

OMV quer veterinários integrados na proteção civil

A Ordem dos Médicos Veterinários (OMV) revelou na passada sexta-feira (16 de fevereiro) que está a desenvolver um projeto que prevê a inclusão de médicos veterinários na Proteção Civil. De acordo com a OMV existe já um pré-acordo com o Governo, que está recetivo à ideia.

Em declarações à Lusa, Jorge Cid, bastonário da Ordem dos Médicos Veterinários, revelou que “estamos a elaborar um projeto, de acordo com a realidade do país, para também estarmos presentes na Proteção Civil. Percebemos que a prioridade são as pessoas e não se pode estar a tirar meios alocados à ajuda às populações, mas, paralelamente, as coisas podem fazer-se simultaneamente.”

De acordo com o bastonário, tanto o ministro da Agricultura como o ministro da Administração Interna mostraram “bastante abertura” para que esta proposta receba luz verde. “Houve bastante abertura [ministro da Agricultura e da Administração Interna]. Considerou-se que era essencial e temos esperança que seja uma realidade”, sublinhou o bastonário da OMV.

Esta sugestão surge depois de no ano passado os incêndios do país terem vitimado milhares de animais. [1]  Segundo Jorge Cid, em caso de catástrofe, “não há plano rigorosamente nenhum no país [para os animais]”.

Ainda assim, a OMV tem-se mostrado sempre muito rápida a responder a estas situações. Em 2017, depois dos incêndios de junho, que fizeram 64 vítimas mortais, a OMV disponibilizou medicamentos e alimentos [2] para os animais afetados, assim como meios humanos.