Animais de Companhia

Nova aplicação ajuda detentores a monitorizar insuficiência cardíaca dos animais de companhia

Nova aplicação ajuda detentores a monitorizar insuficiência cardíaca dos animais de companhia

A empresa farmacêutica Vetoquinol desenvolveu uma nova aplicação que permite que os detentores de animais de companhia possam monitorizar a insuficiência cardíaca congestiva dos seus animais.

A aplicação é gratuita e permite acompanhar a frequência respiratória durante o sono (SRR – sleeping respiratory rate) e o estado clínico do animal.

Além disto, os dados gerados podem ser partilhados com os médicos veterinários, o que pode ser especialmente útil durante a pandemia, uma vez que a visita a clínicas deve apenas realizar-se em casos de urgência.

“Ser capaz de monitorar pacientes com insuficiência cardíaca congestiva é importante a qualquer momento, mas durante a quarentena, havendo a necessidade de adiar algumas consultas de rotina, ter um meio de monitorização remoto é mais importante do que nunca”, explicou Helen Hunter, gestora de produto da Vetoquinol, citada pelo MRCVSonline.

“Esta ferramenta ajudará os veterinários a decidir se o animal de estimação precisa de ser visto, especialmente quando os resultados são fornecidos no contexto da monitorização que tem sido realizada ao longo do tempo, permitindo uma avaliação do que é normal para esse paciente”, acrescenta.

A aplicação é um dos vários recursos gratuitos à disposição dos veterinários no site www.uplife.uk , que inclui vários webinars, ajudas de diagnóstico e desafios de casos.

Para complementar, está disponível um webinar, lecionado por Dave Dickson, especialista em  cardiologia do Royal College of Veterinary Surgeons, sobre as “10 Regras de Ouro da Insuficiência Cardíaca Congestiva“, visando tópicos como a importância de uma radiografia clara ou a razão pela qual a tosse não é diagnóstico de insuficiência cardíaca.