Quantcast
Petfood

Mars Iberia: Petcare “é uma categoria com uma oportunidade de crescimento brutal”

Petcare "é uma categoria com um potencial de crescimento brutal"
A Mars está presente em 78 mercados e é uma das multinacionais que mais fatura em todo o mundo, com um volume de negócios anual a rondar os 35 mil milhões de dólares. Conhecida por marcas como a M&M’S e a Pedigree, em 2016 juntou as suas operações portuguesa e espanhola numa só para criar a Mars Iberia, agora liderada por Pedro Alvarez.

O Market Head da Mars Iberia revelou alguns detalhes do negócio durante um encontro com a imprensa, nomeadamente que os negócios português e espanhol faturam cerca de 300 milhões de euros.

O escritório nacional conta com 55 pessoas e está empenhado em ser um dos melhores lugares para trabalhar no país, permitindo inclusive que os colaboradores levem os seus animais de estimação para o trabalho. “Estamos num escritório novo, super informal, pet friendly e onde temos um sistema de hot desk, o que significa que ninguém tem gabinetes – nem eu próprio – e que nos sentamos todos os dias num lugar diferente. Temos uma relação muito próxima e muito pouco hierárquica comparando com outras empresas. E obviamente achamos que somos um dos melhores lugares para trabalhar em Portugal”, refere Pedro Alvarez.

Além de estar focada no Talento, aquele que considera o principal “enabler de qualquer estratégia”, a Mars procura conseguir crescimentos consecutivos nas categorias em que está presente. “Não trabalhamos com crescimentos de quota de mercado. Olhamos sempre para o quanto o bolo está a aumentar, para quanto a categoria está a crescer e não para a fatia da Mars dentro da categoria. A nossa ambição é sempre que a categoria cresça e não roubar quota entre concorrentes e parceiros. Com base nisto, a Mars tem vindo a liderar no último ano: temos sido os líderes da categoria de petfood e temos sido também os líderes da categoria de chocolate, com resultados bastantes bons nestas categorias. Temos sido os drivers destas categorias em termos de crescimento.”

“Com os últimos números que recebemos sabemos que a Mars cresceu, entre o primeiro trimestre de 2016 e o primeiro trimestre de 2017, cerca de 8% e é a empresa de FMCG, comparando com tudo o que é a nossa concorrência dentro da área de food e beverage, com maior crescimento de mercado atualmente em Portugal. Estamos a crescer quatro vezes acima do mercado de FMCG, que neste momento em Portugal anda na casa dos 2%, mais concretamente 1,9%. Eu diria que temos um objetivo ambicioso, uma estratégia clara suportada também no crescimento de categoria que tem tido resultados bastante bons”, acrescenta.

Petcare é uma das maiores apostas para este ano

Após lançamentos importantes em snacks para animais nas marcas Pedigree e Whiskas, no início do ano, seguem-se dois novos lançamentos que trarão inovação para a categoria. O motivo é o constante crescimento do segmento de petcare, que de acordo com a empresa é um dos mercados com maior potencial.

“É uma categoria fantástica porque deve ser das poucas que cresce consecutivamente há mais de 15 anos. Voltou a crescer o ano passado e este ano continua com uma tendência positiva de crescimento. O que estamos a ver é uma alteração dos hábitos de consumo dos cães e gatos, muito ligada à nossa comunicação de mix feeding e de uma alimentação equilibrada. Deixámos de nos focar só na comida seca e passámos a englobar também a comida húmida e os snacks. E estes são dois segmentos que trazem valor e que normalmente têm um preço por quilo superior à comida seca”.

A previsão é que [a categoria] continue a crescer nos próximos anos. A população de cães e gatos continua a aumentar. Em Portugal principalmente a de gatos muito por causa das tendências de urbanização, com casas mais pequenas, etc. É uma categoria com uma oportunidade de crescimento ainda brutal”, refere.

Depois dos Tasty Bites da Pedigree, no início deste ano, a marca vai colocar em breve no mercado uma nova referência de Whiskas Saquetas, o Casserole “É uma receita nova mais natural e caseira. Tem um aspeto mais caseiro”, revela Pedro Alvarez. Para além disso, o foco voltar-se-á para o canal de vendas especializado, que “ainda tem potencial de crescimento”. No próximo ano, chega uma novidade de alimentação natural também para animais, um segmento que “está a crescer”.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?