Quantcast
 

Mapa 3D do que está por baixo de placa de gelo na Antártida

Mapa 3D do que está por baixo de placa de gelo na Antártida

Um grupo de cientistas produziu um mapa 3D da superfície por baixo de uma placa de gelo na região Este da Antártida. Esta expedição Sea Ice Physics and Ecosystem eXperiment (SIPEX-2) decorreu entre setembro e outubro de 2007 e reuniu cientistas da Austrália, Bélgica, Canadá, França, Alemanha, Japão, Nova Zelândia e Estados Unidos.

O grupo de cientistas lançou um robô submarino que fez um levantamento da topografia do que fica por baixo do gelo, a 20 metros de profundidade, para perceber qual a espessura e volume. Os dados foram armazenados num computador do robô e convertidos num mapa 3D.

Clay Kubz, do instituto de oceanografia Woods Hole, explicou que os robôs submarinos são usados para mapear o fundo do mar. “Para esta missão na Antártida colocámos todos os instrumentos de navegação e científicos no topo do veículo para conseguirmos fazer medições para cima e não para baixo”.

 

Para Guy Williams, esta missão “é um enorme passo em frente na forma como os cientistas medem a espessura do gelo no mar” e acrescenta: “com este robô submarino podemos medir toda a placa de gelo com um detalhe sem precedentes”. Quando os investigadores combinam o que está debaixo do gelo com as medições da neve e do gelo à superfície ficam com um mapa completo, a três dimensões, de toda a placa de gelo, avança o jornal Público.

Jan Lieser, do centro de investigação para os ecossistemas e clima da Antártida, disse que “a espessura do gelo no mar é tida entre os climatólogos como um dos principais indicadores de mudança. Quando soubermos de que forma a espessura do gelo no mar está a mudar, ao longo do tempo, podemos estimar a influência das alterações climáticas globais no ambiente da Antártida”.

 
Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?