Algumas empresas consideram que a presença dos animais de estimação junto dos trabalhadores contribui para diminuir os níveis de stresse, além de aumentar a motivação e de poder ser bom para o negócio.
“A maior parte das pessoas gosta de cães, quer os tenham ou não”, refere Lori Venneberg, responsável pelo departamento de recursos humanos na empresa norte-americana Digimarc Corporation. “ Isto melhora o humor, corta a tensão e não interfere necessariamente na produtividade. Na verdade, reduz o nível de stresse”, acrescenta.
Um estudo realizado em 2012 pela Universidade Virgínia Commonwealth, nos Estados Unidos, descobriu que ter cães no local de trabalho reduz os níveis de cortisol, a hormona libertada devido ao stresse. Outro estudo da Universidade Central de Michigan revela que a presença de cães estabiliza o sentido de colaboração e de confiança nos trabalhadores.
A Digimarc Corporation participou no “Dia de Levar o Cão para o Trabalho” pela primeira vez em 2012. A empresa começou por identificar quais poderiam ser os potenciais problemas que a introdução deste dia poderia gerar e depois criou a possibilidade dos trabalhadores que se opusessem a esta ideia poderem trabalhar em casa nesse dia.
Os trabalhadores tiveram que assinar um “contrato” em que se comprometiam a trazer cães livres de pulgas e vacinados. A empresa preparou também um momento de interação com os cães e os trabalhadores e ofereceu sacos com presentes e sacos para apanhar dejetos.