No lançamento, que teve lugar no Jardim Botânico Tropical do Instituto de Investigação Científica Tropical, no Palácio dos Condes da Calheta em Belém, Lisboa, estiveram presentes as coordenadoras e autoras da publicação – Isabel Fonseca e Gabriela Santos-Gomes – bem como o bastonário da Ordem dos Médicos Veterinários – João Pedro Sameiro de Sousa – e o director-geral da Merial Portuguesa – José Miguel Reis Pereira.
No seu discurso de apresentação, o bastonário referiu que esta é uma obra com «inegável valor técnico-científico», e que é um «grande contributo para uma melhor compreensão da leishmaniose canina».
Já José Miguel Reis Pereira, director-geral da Merial Portuguesa, mostrou-se agradavelmente surpreendido com a composição da sala, afirmando também que a empresa não se remete ao fabrico e distribuição de produtos, mas também ao desenvolvimento de «ferramentas e meios para melhorar a saúde e bem-estar dos animais».
Gabriela Santos-Gomes, uma das autoras e coordenadoras, revelou que a ideia surgiu quando, em conjunto com Isabel Fonseca, realizavam investigação na área e notaram que a informação em português estava dispersa, não existindo uma obra que compilasse a principal informação sobre a doença. Já Isabel Fonseca, além dos agradecimentos, referiu também que esta é uma obra com uma «prisma informativo e não alarmista», até porque «a ciência deve ser compartilhada».
O livro estará disponível através da Merial, sendo fornecido aos clientes através de uma campanha comercial. A sua divulgação será feita directamente nas clínicas veterinárias.