Quantcast
 

Israel: Criado corredor ecológico para abelhas salvarem campo de flores

Israel: Criado corredor ecológico para abelhas salvarem campo de flores

Uma equipa de investigadores israelitas decidou criar um “corredor aéreo” para que as abelhas possam atravessar uma das principais auto-estradas do país e polinizar uma flor endémica que, de outra forma, corre risco de extinção, noticiou o “El Mundo”.

Este projecto, de um grupo de cientistas da Universidade de Ben Gurion (Neguev, Israel), deve-se à diminuição progressiva de um campo de flores da família Iris atropurpurea, localizado a 20 quilómetros a Norte de Tel Aviv.
Há já alguns anos que as abelhas deixaram de visitar aquele parque porque para lá chegar tinham de atravessar a segunda auto-estrada mais movimentada de Israel, que liga Tel Aviv a Haifa.
«Não sabemos ao certo porquê, mas aparentemente o ruído, a contaminação e a necessidade de voarem mais alto para passar por cima dos carros provocou-lhes algum tipo de trauma, que as impedia de atravessar», declarou ao jornal “Haaretz”, o investigador Yuval Sapir.
Em resultado, as abelhas deixaram de frequentar o seu lugar habitual de refúgio nos dias de frio e, ao mesmo tempo, as ditas flores, que apenas crescem em Israel, perderam o seu principal mecanismo de polinização, fazendo com que o campo tenha vindo a diminuir de forma progressiva.
Foi para o salvar que os investigadores propuseram a construção de um “corredor ecológico”, para que as abelhas pudessem passar para o outro lado e cumprir a sua missão.
A proposta incluía a construção de uma ponte sobre a auto-estrada que será convertida num jardim botânico com espécies que atraem as abelhas. Sapir espera que com as condições apropriadas a ponte se transforme num corredor pelo qual as abelhas circulem e também que resolva os problemas que a modernização coloca a estes insectos.

 

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?