- Veterinaria Atual - https://www.veterinaria-atual.pt -

Investigadores estudam hipótese de transformar porcos em dadores de órgãos

A tentativa está a ser feita por três universidades norte-americanas: transformar porcos em dadores de órgãos para transplantes em humanos. De acordo com a revista Sábado, a tentativa para criar um método eficaz tem vários anos e as pioneiras são as universidades de Duke, de Massachussetts e da Califórnia.

A universidade de Davis, na Califórnia, foi a última a mostrar avanços na área, com um conjunto de investigadores a combinar células estaminais humanas com ADN de porcos, deixando os embriões a maturar durante um período de 28 dias para depois analisarem o material conseguido.

Os cientistas que estão a tentar a técnica inovadora “acreditam que os porcos, embora transportem órgãos humanos, continuarão a ser porcos, no aspeto e no comportamento. Mas o objetivo há tantos anos perseguido é que se transformem numa espécie de via verde de órgãos para transplantes em humanos”, indica.

“Os porcos são os animais com órgãos, sobretudo o fígado, mais parecidos com os dos humanos”, diz o cientista João Ramalho Santos, que falou com a publicação. Contudo, o maior problema destas experiências está na “edição do ADN”, em que o objetivo é substituir um gene de porco por um gene humano.

A tentativa dos cientistas está já a causar polémica e, de acordo com a Sábado, Peter Stevenson, dirigente da ONG Compassion in World Farming, referiu recentemente que se deve apostar antes “no aumento dos dadores humanos”.