Carlos das Neves foi distinguido com o Prémio internacional Terry Amundson, concedido anualmente à melhor apresentação científica por um estudante doutorando, na Conferência Mundial da Associação de Doenças em Animais Selvagens, que, segundo o “Jornal de Notícias”, decorreu no mês passado, no Canadá.
«O prémio foi-me atribuído por um trabalho sobre uma doença viral provocada por herpes em renas, que também existe em Portugal e afecta bovinos», contou à “Lusa”, o vencedor do prémio, acrescentando que «esta foi a primeira vez que o vírus foi encontrado na Noruega», pois só agora «foi isolado».
Licenciado em Medicina Veterinária em Lisboa (2005), Carlos das Neves decidiu iniciar um projecto de investigação na Noruega, tendo sido depois convidado a ficar e a fazer o doutoramento.
O português de 28 anos mostra-se satisfeito por ter sido distinguido e salienta que «em mais de 30 anos, esta é a primeira vez que o prémio vem para a Europa».
O médico veterinário dedica-se actualmente ao estudo de doenças virais em renas e em focas na Escola Norueguesa de Ciências Veterinárias, em Trompso, o que lhe permitiu realizar trabalhos de campo em locais como a Gronelândia e a Sibéria.
Investigador português distinguido por estudo sobre doenças em renas
Um jovem investigador português foi premiado pelo trabalho que está a desenvolver sobre doenças em animais selvagens, no âmbito do doutoramento numa universidade na Noruega.