Quantcast
 

Invasão de minhocas não autóctones pode extinguir espécies nativas

Invasão de minhocas não autóctones pode extinguir espécies nativas

Um estudo publicado na revista Soil Biology & Biochemistry alerta para uma “invasão global de minhocas”, com os cientistas a referir que as minhocas não-nativas “estão a chegar a todos os continentes”.

Os investigadores estão a tentar perceber como decorre o fenómeno, bem como o impacto que terá sobre os solos e a sobrevivência de outras espécies. “A invasão de minhocas não-nativas é um fenómeno verdadeiramente global no qual espécies invasoras estão a chegar a todos os continentes, com exceção da Antártida”, disse à BBC Bruce Snyder, da Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos, citado pelo Diário Digital.

A maior parte das florestas da América do Norte, por exemplo, foi um dia desprovida de minhocas. Quando os europeus colonizaram a região, introduziram inadvertidamente espécies de minhocas europeias que vinham nos navios e na terra usada para transportar plantas. Essas novas espécies continuam a ganhar terreno e, segundo Snyder, “estão a invadir também florestas no norte de Wisconsin, em Minnesota, Nova Iorque e partes do Canadá”.

 

Os investigadores descobriram que estes animais podem aumentar os níveis de minerais no solo e estimular o crescimento de plantas, mas há um preço a pagar. “O problema é que as espécies nativas provavelmente não voltarão. E é sempre mau perder espécies”, disse Patrick Lavelle, da Academia Francesa e Europeia de Ciências.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?