As consultas veterinárias podem ser fatores de stresse para os animais, nas um estudo agora publicado revela que a presença do dono do animal de estimação durante a consulta pode ajudar a melhorar o bem-estar do animal.
As conclusões foram publicadas na revista científica Physiology & Behavior e revelam que as interações sociais humanas têm um elevado poder sobre o comportamento e fisiologia do animal durante uma consulta veterinária.
Para chegar a esta conclusão, os investigadores analisaram quais os efeitos de uma avaliação veterinária rotineira ao nível da fisiologia e do comportamento do animal. Depois disso, os cientistas procuraram avaliar se as interações verbais e o toque do dono do animal poderiam ter influência no estado do animal, nomeadamente na redução do stresse.
Para isso foram analisadas duas condições experimentais: numa delas o dono do animal acariciava o cão durante a consulta; na outra o dono do cão estava presente na consulta, mas não podia interagir com o animal.
De acordo com a publicação Argos Portal Veterinária, as conclusões agora reveladas mostram que as consultas veterinárias produzem respostas de stresse agudo nos cães quer estes tenham contacto com o seu dono ou não. Contudo, nas situações em que o animal podia ter contacto com o seu dono, a intenção de sair da mesa de examinação baixava consideravelmente., comparativamente com as situações em que não podia haver contacto com os seus donos.
Para além disso, os resultados mostram que a duração das interações com o dono do animal não tem um impacto significativo nas respostas fisiológicas do animal durante a consulta.
Conheça o estudo em detalhe aqui.

