- Veterinaria Atual - https://www.veterinaria-atual.pt -

Iniciativa espanhola Fear Free quer levar experiências positivas aos CAMV

O programa de certificação Fear Free [1], introduzido em Espanha em colaboração com a Ceva Salud Animal [2], empresa farmacêutica animal, procura ensinar como reduzir o medo, a ansiedade [3] e o stresse que muitos cães e gatos sofrem quando visitam Centros de Atendimento Médico-Veterinários (CAMV), relata o Portal Veterinaria [4].

Os testemunhos dos médicos veterinários que obtiveram a certificação são os protagonistas de um novo vídeo da iniciativa que mostra como é uma “visita Fear Free”. “Com o programa Fear Free, alcançamos o nosso sonho: que os animais de companhia venham à clínica mais felizes. Vemos como descem a rua puxando a trela para a nossa porta. Quando entram, saúdam-nos com alegria e é precisamente isso que o Fear Free procura “, explica, no início do vídeo, um dos profissionais que obteve o certificado.

 

Outro dos profissionais no vídeo acrescenta que “numa visita Fear Free, com um paciente que está relaxado, [o médico veterinário] pode obter mais informações porque vai ser capaz de explorá-lo melhor. Também poderá realizar procedimentos mais seguros que muitas vezes causam stresse, como uma inspeção auditiva ou análises de sangue, por exemplo”.

Pode saber mais sobre a iniciativa aqui [1].