Ministrado por Sandy Trees, o evento ofereceu a várias instituições de caridade e a diversas pessoas a oportunidade de contarem histórias acerca da forma como os animais ajudam os mais idosos com as suas necessidades físicas e psicológicas, trazendo alegria e fazendo companhia.
“O objetivo deste evento foi aprender uns com os outros e explorar as formas como podemos trabalhar juntos para promover as relações entre pessoas e animais de estimação e o seu envelhecimento juntos”, referiu o médico veterinário. “Os animais são bons para nós e não nos devemos esquecer de também ser bons para eles. Isto significa continuar a olhar de forma positiva para a forma como os animais podem viver com os seus donos”, concluiu um dos responsáveis pelo evento.
Elizabeth Ormerod, da Society for Companion Animal Studies (SCAS), defendeu que é preciso estudar leis que permitam a presença de animais de companhia em centros residenciais e de tratamento e em lares de idosos. “O Parlamento precisa de garantir que as pessoas mais velhas do Reino Unido não tenham que ser forçadas a escolher entre os tratamentos e o alojamento que precisam e os animais que adoram. A necessidade de nutrir e cuidar é forte e relaciona-se com uma boa saúde e não deve ser negado”, explica.