- Veterinaria Atual - https://www.veterinaria-atual.pt -

Hospital Veterinário da Universidade do Porto lança campanha contra abandono animal

O Hospital Veterinário da Universidade do Porto (UPVet) lançou uma campanha de sensibilização e consciencialização para o abandono animal [1]. A instituição lembra que, segundo números da Ordem dos Médicos Veterinários (OMV), entre janeiro e agosto de 2018, foram recolhidos 14 mil animais.

A campanha contra o abandono animal “vai decorrer dentro da Universidade do Porto, nas diversas faculdades e institutos até ao final de setembro” e pretende alertar que a “chegada do verão é sinónimo de férias, mas para os animais é também uma época marcada pelo aumento do abandono”, diz a UPVet.

“Esta campanha alerta para a crescente dimensão do problema que é demonstrado através dos 14 mil animais recolhidos na rua em período homólogo do ano passado — entre janeiro e agosto de 2018 —, um número avançado pela Ordem dos Veterinários”, diz ainda a instituição.

Hospital Veterinário da Universidade do Porto lança campanha contra abandono animal [2]

Henrique Cyrne de Carvalho, diretor do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), no qual está integrado o UPVet, sublinha que “a nossa responsabilidade enquanto cuidadores compromete-nos em todos os compromissos que assumimos durante a vida. Se isto é claramente verdade para todos os que são os ‘nossos’ deverá ser também verdade para os ‘nossos’ fiéis animais de companhia”.

Jorge Ribeiro, membro da comissão de gestão do UPVet, acrescenta que “a adoção de um animal de companhia tem de ser um ato consciente e responsável. Ao assumirmos ser cuidador de um animal, estamos a aceitar um compromisso para toda a vida junto dos nossos fiéis amigos”.