O Hospital Veterinário da Marinha Grande inicia este mês a segunda edição da ‘Open Week Summer 2017’, uma iniciativa que pretende oferecer aos alunos de medicina veterinária e a recém-licenciados uma experiência de aprendizagem “o mais realista possível do que é viver um ambiente clínico de um Centro Hospitalar Veterinário”.
Para além de terem a oportunidade de viver a realidade de um contexto de hospital, os participantes podem ter experiências de trabalho hands-on.
No lançamento desta iniciativa, em 2016, Luís Carvalho, Diretor Clínico e CEO do Hospital Veterinário da Marinha Grande, explicava que “ao longo de vários anos recebemos na nossa unidade hospitalar vários alunos e recém-licenciados para desenvolverem desde estágios curriculares, a estágios profissionais. A Open Week nasceu da aprendizagem de todos os estágios anteriores que por cá passaram. Decidimos parar, entrevistar alguns alunos sobre as suas expectativas e motivações, e depois de muito ouvir desenhámos este modelo do qual ainda não temos muitas certezas, mas quando o apresentamos a alunos, perguntaram no mesmo minuto onde é que se podiam inscrever. Temos expectativas elevadas.”
Na primeira edição da ‘Open Week Summer’, alguns dos participantes referiram que “a nossa experiência na OpenWeek do Hospital Veterinário da Marinha Grande começou com uma porta aberta, um convite para uma aventura numa realidade diferente daquela a que somos expostos enquanto estudantes de Medicina Veterinária. (…) Fomos recebidos pela equipa de uma forma tão acolhedora que percebemos logo que fizemos a escolha certa em vir. Fizeram-nos sentir verdadeiramente em casa, o que nunca implicou uma diminuição do profissionalismo – muito pelo contrário. Um hospital que abre as portas desta forma é um hospital que não tem falhas a esconder, que conhece e se orgulha da sua capacidade e que está sempre disposto a evoluir, abraçando novos desafios”.
A participação nesta ação é gratuita, mas é de inscrição obrigatória. O hospital oferece alojamento simples em residência e as restantes despesas como a alimentação e transporte ficam à responsabilidade de cada aluno.