O laboratório GeneVet disponibiliza agora no seu laboratório um novo biomarcador específico da função renal que, informa em comunicado, é “mais fiável que a creatinina”. Este indicador chama-se SDMA (‘symmetric dimethylarginine’) e é um derivado da metilação intra-nuclear da L-arginina, sendo eliminado primariamente pelo rim e funcionando como “marcador da taxa de filtração glomerular (TFG).”
De acordo com a GeneVet, entre as principais vantagens da SDMA está o facto de ser “um marcador da TFG no cão e gato mais sensível que a creatinina e por isso permite diagnosticar precocemente a DRC (doença renal crónica).”
Além disso, este biomarcador “não diminui nos gatos idosos com a diminuição da massa corporal”, ao contrário do que acontece com a creatinina. De resto, a GeneVet explica também que outra das vantagens deste indicador é o facto de ser aceite pela International Renal Interest Society (IRIS) no estadiamento e tratamento da doença renal crónica.
O laboratório da GeneVet realiza esta análise a partir de sangue em heparina (aprox. 1 mL) e os resultados são disponibilizados num período de 3 a 4 dias.