- Veterinaria Atual - https://www.veterinaria-atual.pt -

Genéricos “são essenciais” para garantir oferta de medicamentos veterinários, diz estudo

As empresas farmacêuticas que disponibilizam genéricos desempenham “um papel essencial na indústria de medicamentos veterinários da União Europeia”, garantindo um melhor acesso a medicamentos aos veterinários, produtores pecuários e tutores de animais, revela um estudo publicado na passada quinta-feira pelo European Group for Generic Veterinary Products (EGGVP).

De acordo com os dados divulgados, estas empresas representam um terço do mercado de saúde animal da União Europeia, tendo atingido receitas de cerca de 2,9 mil milhões de euros em 2016. Além disso, as empresas farmacêuticas que disponibilizam genéricos de medicamentos veterinários obtêm, em média, 600 novas autorizações de licenciamento todos os anos, o que representa cerca de metade do total de licenças aprovadas anualmente no setor.

O EGGVP revela também que os produtos farmacêuticos veterinários genéricos “são essenciais para estimular um ambiente competitivo no mercado de saúde animal da União Europeia”, podendo levar à diminuição dos preços neste segmento de mercado em cerca de 50% em alguns casos.

Além disso, os resultados mostram que “a indústria dos genéricos oferece, frequentemente, melhores formulações e apresentações farmacêuticas, fazendo com que seja mais fácil ajustar o tratamento de acordo com o tamanho e as necessidades do animal”.

Atualmente, existem na União Europeia 185 empresas registadas como fabricantes de medicamentos veterinários genéricos. Trinta e três por cento dos medicamentos produzidos por estas empresas são antibióticos e 15% são anti-inflamatórios.

Veja no vídeo a síntese dos resultados do estudo ou leia o estudo em detalhe aqui. [1]