Quantcast
Nutrição

Gatos escolhem alimentos através da nutrição e não do sabor

felinos

A conclusão é de um estudo divulgado pela Mars Petcare na revista Royal Society Open Science: os gatos domésticos aprendem a escolher o seu alimento através da nutrição em vez do sabor.

O estudo revela que os gatos conhecem o teor de gorduras e proteínas no seu alimento ao longo do tempo e controlam a sua ingestão para obterem uma relação adequada destes nutrientes. Durante a investigação, os cientistas do Waltham Centre of Pet Nutrition e da Universidade de Sydney, na Austrália, ofereceram alimentos para gatos com várias relações de gorduras e proteínas, com sabor a peixe, coelho ou laranja.

As conclusões demonstraram que “quando lhes foi oferecido o alimento pela primeira vez, os gatos preferiram-no com base no sabor. No entanto foram conhecendo a composição nutricional ao longo do tempo e selecionaram os alimentos de modo a obterem uma relação adequada de proteínas e gorduras, independentemente do seu sabor.”

Adrian Hewson-Hughes, do Waltham Centre for Pet Nutrition da Mars Petcare, e o investigador responsável pelo estudo, explica que estas conclusões são importantes para o desenvolvimento dos alimentos para gatos.

“Esta pesquisa permitiu à Mars Petcare saber mais sobre como desenvolver os alimentos para gatos, mantendo o sabor apelativo e a composição de nutrientes adequada, que garanta aos gatos continuarem a ingerir os alimentos a longo prazo. Estas conclusões vêm reforçar o que já sabíamos sobre nutrição e, através das nossas marcas Whiskas, Sheba e Royal Canin, estamos comprometidos no desenvolvimento de alimentos para animais de estimação que, acima de tudo, sejam a garantia de que estes têm acesso à nutrição correta e no formato que mais gostam.”

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?