- Veterinaria Atual - https://www.veterinaria-atual.pt -

Felisbina Queiroga eleita para o Executive Board da WSAVA

Felisbina Queiroga, professora de Medicina Interna Veterinária na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e membro do conselho diretivo da Associação Portuguesa de Médicos Veterinários Especialistas em Animais de Companhia (APMVEAC), foi eleita board member da World Small Animal Veterinary Association (WSAVA).

A candidatura da docente, que contou com o apoio da APMVEAC, foi a votação no dia 15 de julho na Assembleia Geral da WSAVA, em Toronto, no Canadá.

[1]

De acordo com um comunicado enviado pela APMVEAC, a candidatura de Felisbina Queiroga foi aprovada por “ampla margem” e o seu discurso, caracterizado pelo “equilíbrio de afetos e razão”, foi recebido com “risos e fortes aplausos”.

O Executive Board (EB) da WSAVA é composto por veterinários voluntários e é responsável pela supervisão e estratégia da WSAVA. O EB trabalha em estreita colaboração com o secretariado, que é responsável pela implementação desta estratégia. É composto atualmente por Shane Ryan (presidente), Siraya Chunekamrai (vice-presidente), Michael Day (tesoureiro honorário), Renee Chalmers Hoynck van Papendrecht, Ellen van Nierop e, agora, Felisbina Queiroga.

Este mandato tem uma duração de dois anos, podendo os seus membros ser reeleitos por igual período.

Com a eleição da docente e investigadora portuguesa para o EB da WSAVA, a relação entre a associação internacional e Portugal continua a estreitar-se [2]: este ano, foi revelado que Portugal vai acolher o congresso mundial da WSAVA em 2023.