- Veterinaria Atual - https://www.veterinaria-atual.pt -

Estudo descreve endocardite infeciosa em gatos

Foi recentemente publicado na revista científica Journal of Veterinary Cardiology um estudo que descreve a apresentação clínica da endocardite infeciosa em gatos e que apresenta os sinais clínicos e as alterações clínico-patológicas da doença nestes animais com base numa análise de 13 gatos com a doença.

De acordo com os investigadores, para este estudo foram analisados os registos médicos dos animais e os resultados demonstraram que a prevalência de endocardite infeciosa felina era de 0,007% e que os gatos com a doença tendiam a ser mais velhos, com uma idade média de nove anos.

Quanto aos sinais clínicos da doença, os mais comuns foram considerados a dificuldades respiratória, as anomalias de locomoção de diversas gravidades e lesões valvulares consistentes com a doença com endocardite na válvula aorta ou mitral.

De acordo com os autores do estudo, dos 13 gatos analisados, nove foram diagnosticados com insuficiência cardíaca congestiva no momento do diagnóstico da endocardite e, no geral, o prognóstico era grave, com uma sobrevivência média de 31 dias.

Saiba mais sobre o estudo aqui. [1]