Quantcast
Animais de Companhia

Estudo analisa capacidade de cooperação dos cães. O resultado é surpreendente

cão a olhar para cima

A capacidade de cooperação dos humanos é uma qualidade sem paralelo noutras espécies. A exceção verifica-se nos primatas, que já demonstraram ter algumas dessas características. Mas um estudo agora publicado conseguiu demonstrar que também os cães são capazes de cooperar com humanos, mesmo que não haja qualquer benefício direto envolvido.

“Os cães e os seus ‘parentes’ mais próximos, os lobos, exibem comportamentos sociais e cooperativos, por isso há bases para assumir que estes animais são capazes de se comportar de forma voluntária em benefício do outro”, referem os responsáveis pelo estudo.

A investigação analisou o comportamento de 16 cães de forma a testar a sua prontidão a beneficiar alguém familiar versus alguém que não lhes era familiar. Para isso, os cães tinham que empurrar um tabuleiro e decidir se um segundo cão receberia uma recompensa ou não. O cão teria que usar um fio com a boca de forma a levar o tabuleiro até a um segundo cão e poderia escolher um tabuleiro vazio ou um tabuleiro com uma recompensa.

De acordo com os resultados, os cães deram o tabuleiro mais vezes a cães conhecidos do que a cães que desconheciam. “Os cães comportam-se de forma verdadeiramente voluntária e proactiva em relação a outros cães. Isso nunca tinha sido experimentalmente demonstrado antes. Também descobrimos que o grau de familiaridade entre os cães influenciava o seu comportamento. O comportamento voluntário e cooperativo foi exibido menos frequentemente em relação a cães não familiares do que em relação a cães conhecidos”, indicam.

Além disso, os cães que empurravam o tabuleiro é que decidiam se o outro cão receberia uma recompensa ou não, mesmo sem receberem nada eles próprios. O único objetivo da tarefa era beneficiar o outro cão.

Aceda ao estudo. 

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?