A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) publicou recentemente dados estatísticos acerca da venda de antibióticos de utilização veterinária em 29 países europeus referentes ao ano de 2014. De acordo com os números, Espanha é o maior consumidor deste tipo de medicamentos, com 418,8 mg/PCU (mg de principio ativo por unidade de correção de população).
Outra das principais conclusões do estudo é que, entre 2011 e 2014, se registou nos países europeus analisados uma diminuição nas vendas de antibióticos de cerca de 12%. Por outro lado, ficamos a saber que Portugal surge no quarto lugar do ranking, com cerca de 200 mg/PCU e com as tetraciclinas a sangrarem-se como o antibiótico mais vendido.
De acordo com a EMA, a unidade de correção de população (PCU) foi calculada multiplicando o número de animais vivos e sacrificados por peso teórico no momento do tratamento. Esta unidade teve em conta os diferentes tipos de animais e as importações e exportações.
Segundo os resultados, os antibióticos mais consumidos em 2014 no conjunto dos 29 países europeus analisados foram as tetraciclinas (33,4%), as penicilinas (25,5%) e as sulfonamidas (11,0%).
Por outro lado, surgem ainda na lista vendas referentes a antibióticos especificamente para animais de produção, como é o caso de cefalosporinas de terceira e quarta geração (0,2%), fluoroquinolonas (1,9 %) e macrólidos (7,5%).
Leia o relatório completo aqui.