Em Ribeira Grande, na Ilha de São Miguel, Açores, vai ser possível adotar animais sem sair de casa. A Câmara Municipal vai aceitar os pedidos de adoção através da Casa dos Animais da Ribeira Grande, que serão formalizados online, sendo os animais posteriormente entregues em casa.
“O nosso propósito é que continuemos, dentro daquilo que for possível realizar mediante as restrições em vigor, a realizar adoções responsáveis para que os animais possam encontrar um novo lar”, explicou Alexandre Gaudêncio, presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, citado pela publicação Açoriano Oriental.
Segundo o presidente da Câmara, o adotante poderá “escolher o animal pretendido através das fotografias que constam na página de Facebook da Casa dos Animais” e os serviços da autarquia encarregam-se de “realizar a entrega em casa”.
Para Alexandre Gaudêncio, esta é uma forma de “assegurar que as adoções continuam nesta fase”, mesmo verificando que “procura reduziu substancialmente desde que foi decretado o estado de emergência”.
Adoções e ‘apadrinhamentos’ sobem nos EUA
Enquanto em Portugal são muitas as associações de proteção animal que estão a atravessar dificuldades durante a pandemia, nos Estados Unidos da América, o número de adoções e de ‘apadrinhamentos’ por parte de famílias de acolhimento temporário (FAT) está a aumentar, à medida que cada vez mais americanos procuram uma companhia de quatro patas com quem partilhar estes tempos de crise.
De acordo com o New York Times, quando o Animal Care Centers de Nova Iorque abriu candidaturas para o seu programa de FAT, esperava preencher cerca de 200 vagas. Afinal, receberam mais de duas mil candidaturas. Segundo o jornal, vários abrigos entrevistados por todo o país reportaram maior interesse no acolhimento de animais da parte de pessoas em isolamento social.
Recentemente, um canil na Florida também fez notícia do outro lado do Atlântico ao publicar um vídeo no qual os funcionários aplaudiam para as câmaras à porta das boxes de um canil completamente vazio — pela primeira vez na história daquele centro de recolha, todos os animais foram adotados.
Volunteer staff at a Florida kennel cheer in front of empty dog cages after all the dogs were adopted—for the first time in the kennel's history! https://t.co/MOtoIlJQIJ pic.twitter.com/mHfT9bCbfK
— ABC News (@ABC) April 15, 2020