Quantcast
Investigação

Doença pulmonar rara em humanos detetada em cães

cão no veterinário Veterinária Atual

Uma doença pulmonar rara, reconhecida até agora como uma doença de humanos, foi recentemente detetada em cães. A descoberta é de um estudo da Michigan State University, dos Estados Unidos da América, que foi recentemente publicado na revista científica Veterinary Pathology.

“A nossa investigação é a primeira a documentar a existência da doença veno-oclusiva pulmonar, ou PVOD, em cães”, refere Kurt Williams, investigador responsável por liderar o estudo, citado pelo ScienceDaily. “A PVOD é considerada uma das formas mais severas de hipertensão pulmonar”, doença que, segundo o estudo, afeta entre 15 a 50 por um milhão de pessoas todos os anos, nos EUA.

De acordo com os autores do estudo, a doença poderá ser até mais comum em cães do que em pacientes humanos, apesar de a premissa ainda ter que ser confirmada.

Como explica o ScienceDaily, “a hipertensão pulmonar desenvolve-se devido a vasos sanguíneos anormais nos pulmões, que fazem com que seja mais difícil para o coração ‘bombear’ sangue e providenciar oxigénio para o resto do organismo”. Já nos casos de PVOD, doença agora detetada em cães, “as pequenas veias dos pulmões ficam bloqueadas, o que o aumenta a sua pressão e, em última instância, causa insuficiência cardíaca”.

No caso dos cães, os sintomas são, de acordo com os autores do estudo, semelhantes aos dos humanos, mas como as mudanças na saúde do animal não são detetáveis tão rapidamente como nos pacientes humanos, o animal pode acabar por morrer mais rapidamente.

Entre os sintomas estão tosse, aumento da frequência respiratória, perda de apetite e fadiga crónica.

“A PVOD é uma doença mal entendida, não só porque é rara, mas também porque não se conhecem casos de outros animais que sofram da doença. A nossa descoberta muda as coisas”, refere o autor do estudo.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?