Quantcast
Investigação

Doença periodontal pode causar endocardite infeciosa em cães

Fraturas de dentes em cães explicadas

A conclusão é de um grupo de investigadores da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa: como nos humanos, nos cães a doença periodontal pode despoletar endocardite infeciosa.

Segundo Teresa Semedo-Lemsaddek, Marta Tavares, Berta São Braz, Luís Tavares e Manuela Oliveira, autores do estudo, a doença periodontal é frequente em cães, sobretudo devido a uma má higiene oral. Contudo, a associação da doença com a endocardite infeciosa, que já foi estudada nos humanos, estava ainda por estudar no caso dos animais.

Para perceber a associação entre as patologias, os cientistas estudaram 32 pacientes caninos que faleceram de causas naturais ou que haviam sido sujeitos a eutanásia num hospital veterinário de Cascais.

Depois foram recolhidas amostras das gengivas e das válvulas mitral e tricúspide dos animais, 17 machos e 14 fêmeas entre os 7 e os 17 anos de idade. De um total de 64 amostras, 35 revelaram-se positivas para Enterococcus spp. Posteriormente, foram identificadas as estirpes de Enterococcus spp. encontradas e, em sete dos casos, verificou-se que as estirpes encontradas nas amostras das gengivas e das válvulas eram idênticas, o que segundo os investigadores permite estabelecer uma relação entre a doença periodontal e a endocardite infeciosa.

De acordo com os autores, é assim possível estabelecer uma associação “inquestionável” entre a doença periodontal e a endocardite infeciosa nos cães. Além disso, o estudo mostra a importância de caracterizar as infeções orais produzidas por bactérias pouco habituais e como estas podem evoluir para doenças mais graves.

Saiba mais sobre o estudo.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?