- Veterinaria Atual - https://www.veterinaria-atual.pt -

Dietas caseiras podem ser um risco para os gatos

Nos últimos anos têm sido lançadas centenas de referências de alimentação caseira para cães e gatos, mas um estudo recentemente realizado na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos da América, revela que as dietas caseiras podem representar um risco para a saúde dos felinos.

O estudo, publicado na revista científica the Journal of the American Veterinary Medical Association, [1] analisou algumas das receitas disponíveis tanto online como em algumas publicações dedicadas à nutrição animal, e revela que algumas destas dietas caseiras têm menor probabilidade de conter todos os nutrientes essenciais para os gatos e possuem alguns ingredientes que são potencialmente tóxicos para a espécie.

No âmbito desta investigação, os cientistas analisaram 114 receitas de alimentação caseira para gatos, algumas criadas por médicos veterinários e outras criadas por pessoas que não estão ligadas à profissão. Os resultados agora publicados mostram que 40% das receitas não continham instruções nutricionais ou outros detalhes essenciais.

Noventa e quatro destas 114 receitas possuíam informação nutricional suficiente e, destas, nenhuma continha todos os nutrientes essenciais recomendados para gatos adultos, indica ainda o estudo. Para além disso, os resultados revelam que as receitas tinham falta de alguns nutrientes essenciais, independentemente de terem sido criadas por médicos veterinários ou não.

Importa ainda referir que, das receitas analisadas, 7% possuía ingredientes potencialmente tóxicos para os gatos [2], nomeadamente alho e alho em pó, cebolas e alho-francês, e algumas continham ingredientes de origem animal crus sem mencionar o risco de contaminação.

Saiba mais sobre este estudo aqui. [2]