Eventos

Curso intensivo de Psico-Oncologia em medicina veterinária

Os veterinários têm de fazer tudo sozinhos? Já existem assistentes sociais veterinários para ajudar

O Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) vai organizar, no dia 20 de fevereiro, um curso intensivo dedicado à psico-oncologia na medicina veterinária chamadoPsicOnvet. A formação irá decorrer no Auditório Azul do IPO-Porto, na rua Dr. António Bernardino de Almeida, entre as 14 h e as 21 h.

O curso tem como objetivo apresentar e discutir conceitos e situações de interação entre veterinários oncologistas e tutores de animais com cancro, discutir a terminalidade, a eutanásia, os vínculos afetivos entre homens e animais, a abordagem ao processo de luto e a atuação do veterinário (a partir de uma abordagem psico-oncológica), bem como uma reflexão sobre a saúde psíquica do médico veterinário.

A formação será ministrada em português por Renata Sobral, médica veterinária oncologista no Onco Cane Veterinária no Brasil, e por Joelma Ruiz, psicóloga do Espaço Joelma Ruiz, com especialização em psicologia hospitalar e luto.

De acordo com a organização, a psico-oncologia na medicina veterinária pode ser compreendida como uma interação pessoal, na qual o médico veterinário se relaciona de forma mais empática face ao sofrimento dos tutores dos animais.

Esta iniciativa terá um custo de 50 euros (geral) ou de 25 euros, no caso de estudantes e alunos que frequentaram o ciclo de formações OncoPopUP 2019 ou que integram a rede Vet-OncoNet, até 2 de fevereiro de 2020. A partir desta data, o preço sobe para 65 euros.