O Centro para o Conhecimento Animal (CPCA) e a enfermeira veterinária Marília Domingos acabam de lançar um projeto de comunicação que, além de prestar apoio a profissionais de medicina veterinária a sofrer de burnout, pretende consciencializar estes profissionais para um tema que “ainda é um pouco ‘tabu” dentro da classe. A página de Facebook agora criada chama-se ‘Mente Sã, Vet São’ e conta com Marília Domingos, Gonçalo da Graça Pereira, Sara Fragoso e Tânia Dinis na equipa.
Os responsáveis pela iniciativa explicam que “criámos o ‘Mente Sã, Vet São’ a pensar nas necessidades daqueles que tantas vezes pensam pouco em si próprios enquanto se dedicam ao bem-estar dos animais: o médico veterinário e o enfermeiro veterinário. Sabemos que trabalhar na área da saúde animal, com as suas características e dificuldades particulares, pode ser fonte de stress intenso para quem nela trabalha e trazer, a médio e longo prazo, problemas como a Compassion Fatigue, o Burnout, o Stress Moral, Ansiedade e Depressão.”
O projeto pretende ajudar estes profissionais a minimizar os riscos de desenvolverem este tipo de patologias mentais, contribuindo para o seu bem-estar através de espaço para discussão, partilha de recursos e informação sobre os problemas que afetam ambas as classes de profissionais da veterinária, as suas causas e as suas implicações.
“Acreditamos que com alguma reflexão e acesso a alguns recursos é possível melhorar e ter mais bem-estar e saúde entre quem cuida dos animais e, inclusivamente sermos capazes de prestar melhores cuidados por mais tempo. Com o ‘Mente Sã, Vet São’ pretendemos valorizar as profissões de médico e enfermeiro Veterinários, promovendo um exercício mais sustentável da profissão”, concluem os responsáveis pelo projeto.
Um estudo publicado em 2015 revelava que o burnout afetava quase 90% dos profissionais de saúde em todo o mundo. Em Portugal, o burnout, ou síndrome do esgotamento profissional, afeta diretamente cerca de 17,3% dos trabalhadores portugueses e coloca em risco cerca de metade.