Em pleno verão, e com relatos de que devido à temperatura das águas têm surgido peixes aranha e alforrecas na costa portuguesa, importa entender de que forma se tratam as picadas de medusas em cães. Um estudo recentemente publicado pela Faculdade de Veterinária UCM, de Madrid, explica de que forma se tratam os cães picados por medusas nas praias e revela que a costa mediterrânica é invadida ciclicamente, a cada três ou quatro anos, por pragas de medusas.
Entre as causas estão fatores como “a pesca de espécies que comem medusas, o aumento da temperatura do mar e o aumento da urbanização no litoral”, refere o Argos Portal Veterinária. Só na costa mediterrânica existem entre 350 a 500 espécies de medusas, mas que se observam com mais frequência são as espécies Chysaora hysoscella, Pelagia noctiluca, Rhizostoma pulmo e Cothilorhiza tuberculata.
“Em princípio, os cães estão mais protegidos devido à sua pelagem e às suas ‘almofadas’ plantares e palmares, que são duras, impermeáveis e bastante resistentes, contudo, há localizações mais propícias a sofrer certo tipo de lesões: a cavidade oral, a parte interna das orelhas, o abdómen e a região inguinal, onde o pelo é menos abundante”, refere a publicação.
Mas como é que se sabe que um cão foi picado por uma medusa?
Os sintomas mais comuns são a dor, eritema, edema e prurido. Para além disso, podem surgir pápulas e, em alguns casos, complicações sistémicas como agitação, cansaço e dificuldades respiratórias.
De acordo com os autores do estudo agora publicado, um tratamento de urgência de uma picada de uma medusa deve incluir vários passos:
- Deve manter-se o animal o mais imobilizado possível, para que o veneno não se espalhe pelo organismo;
- Aplicar gelo durante 15 minutos, evitando o contacto direto sobre a pele do animal. Isto ajuda a reduzir a dor;
- Examinar a pele para garantir que não existem vestígios dos tentáculos da medusa;
- Raspar com cuidado a zona picada. Atenção que não se deve aplicar água doce nem esfregar a pele do animal, já que qualquer uma destas ações pode promover a descarga de nematocistos;
- Lavar a região com uma solução de ácido acético durante 10 ou 15 minutos. As soluções ácidas inativam a descarga de nematocistos e eliminam a dor;
- Secar a pele e aplicar pomadas analgésicas com corticoides ou anti-histamínicos para aliviar a reação alérgica;
- Tenha sempre memorizado o número do seu médico veterinário ou da clínica em casos de urgência.