Publicado na revista “Nature”, o estudo, que incidiu sobre os champins-reais, permitiu descobrir que os progenitores alimentam com maior frequência as crias que apresentam fortes “reflexos ultravioletas” nas suas penas, tendo em conta que esta característica é um indicador individual de algumas espécies.
De acordo com os investigadores do CSIC, citados pela “EFE, a alimentação das crias com as cores mais apelativas garante o sucesso reprodutivo da espécie.
Ao bloquear o “reflexo ultravioleta” que está localizado na cabeça e peito desta ave, cientistas do Museo Nacional de Ciencias Naturales de Madrid, observaram que as crias com essa característica registaram um desenvolvimento inferior às restantes.
O líder da investigação, Ismael Galván, explicou que a plumagem colorida desta espécie funciona como forma de comunicação entre adultos e crias, permitindo também encontrar um parceiro.
Chapim-real mostra preferência por crias com plumagens mais vistosas
Uma equipa de cientistas do Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC), de Espanha, descobriu que os chapins-reais preferem as crias com as plumagens mais coloridas, em detrimento das menos vistosas.