O Centro Veterinário de Berna, dirigido por Joaquim Henriques, passou a integrar a rede do OneVet Group e passa a designar-se Hospital Veterinário de Berna.
“Mudámos de nome para nos adaptarmos à nossa realidade hospitalar, mas a essência mantém-se”, pode ler-se na página de Facebook do Hospital.
Quisemos saber junto de Joaquim Henriques, diretor do Hospital Veterinário de Berna, o que vai mudar na prática. “O OneVet Group é uma estrutura bastante profissionalizante da medicina veterinária, com um departamento financeiro, de recursos humanos e de marketing, mas que dá liberdade aos diretores clínicos para não existirem condicionamentos. A direção clínica tem liberdade para manter as boas práticas, pelo que vi bom bons olhos esta mudança”, refere Joaquim Henriques. “Trabalhar em grupo permite subir a fasquia, permite trabalhar com uma rede de colegas e ter acesso a toda a estrutura do grupo”.
A venda concretizou-se em julho de 2015, depois de Joaquim Henriques ter sido abordado pelo OneVet Group, que manifestou interesse em adquirir o Centro Veterinário de Berna. “Pareceu-me uma boa aposta. Acredito que a medicina veterinária está a mudar em Portugal e a perspetiva de grupo permite aumentar o nível científico e diversificar áreas de atuação”.
Além de diretor do Hospital Veterinário de Berna, Joaquim Henriques vai acumular as funções de diretor científico da Academia OneVet, da qual fazem parte Luís Lobo, Sónia Miranda e Pedro Olivério, entre outros profissionais de várias áreas. “Esta Academia mostra que o Grupo está interessado em proporcionar uma medicina veterinária de alto nível e que quer trabalhar com os colegas, não como concorrência”.
Sobre os receios, dentro da própria estrutura, que uma mudança destas pode causar, nomeadamente a nível dos colaboradores, Joaquim Henriques admite que pode ter havido um receio inicial, mas que foi desvanecido: “nada mudou, a não ser a administração e o departamento de recursos humanos. Mudámos para melhor”.